Tuesday, September 11, 2007

Entrevista com os organizadores do Festival Jambolada



Conforme dissemos ontem no blog (nota do especial Loaded), nesse fim de semana rola em Uberlândia o Jambolada, o maior festival independente das Minas Gerais. Inseridaço no Circuito Fora do Eixo, o Jambolada traz também debates referentes à movimentação, além de uma programação com importantes bandas do cenário, vide Los Porongas(AC), Porcas Borboletas(MG), Vanguart(MT), Superguidis(RS), entre várias outras. Pra dar um pouco mais de detalhes a respeito do festival, entrevistamos Talles Lopes e Alessandro Carvalho, dois dos organizadores. Confira o papo abaixo...


Imprensa EC: Esse ano vcs tao dando um bom destaque às previas, um meio de inserir jovens na movimentação cultural, através do segmento "música". É a primeira vez que o festival realiza prévias?

Talles:
Este ano é a primeira vez que realizamos prévias para o festival
A decisão de fazer as prévias leva em conta 3 aspectos principalmente:
primeiro: precisávamos encontrar mecanismos para democratizar o processo de curadoria do festival e deixar cada vez mais transparente o processo de escolha das bandas, principalmente as bandas locais.

segundo: tínhamos tb interesse de mapear um pouco melhor a cena da cidade e um processo de inscrições bem publicizado é um importante passo neste processo de mapeamento.

terceiro: por ser realizado numa cidade do interior o festival precisava tb de buscar formas que o consolidassem em todo o estado e por isto a opção de fazer prévias mineiras e não apenas em Uberlândia. Fora o fato de que as prévias já funcionam tb como um importante elemento de divulgação aumentando o número de ações que podem ser publicizadas pelo festival. Com isso acreditamos que estamos democratizando o acesso, ampliando o raio de cidades atingidas, estadualizando o festival, e diversificando as ações para explorar ao máximo seu potencial de comunicação com o setor musical de Minas Gerais
Quer complementar algo Ale?

Alessandro Carvalho: sim...
Com Seletivas também na cidade de Belo Horizonte, facilita o acesso a bandas geograficamente distantes do triângulo mineiro. As seletivas BH foram na Obra, do nosso amigo Claudão. Bandas do sul de minas e otras regiões também participaram da Prévia de BH.

Imprensa EC: Me lembro da edição do ano passado em que o ultimo dia foi numa praça, com entrada franca com show do rock rocket e outras bandas. Esse ano rola mais em espaços abertos também neh...

Talles
O arte na praça é um projeto da Diretoria de Culturas da Federal de Uberlãndia que este ano completa 5 anos. Fizemos ano passado a junção entre o Jambolada e este projeto pela primeira vez e gostamos muito do resultado. Por isto a parceria vai novamente se repetir.

Alessandro Carvalho
é legal a integração do festival em um espaço público, e uma forma dos artistas que virão se integrarem mais com a cidade. Na praça também funciona todos domingos a Feira da Gente, que conta com barraquinhas de artesanato e alimentação. O Arte na praça especial Jambolada também tem entrada franca, democratizando ainda mais o festival, que já conta com ingressos a preços populares.

Imprensa EC
No Jambolada do ano passado, um dos diagnósticos foi que a cena já tinha atingido uma inserção notória no Circuito Fora do Eixo, ficando para 2007 a concentração na cena local, estadual, etc. E aí rola mesmo vários núcleos com potencial de agregação, como a rádio buriti, incêndio discos... como ta a articulação com eles? Quais parcerias vão rolar pro Jambolada 2007?

Alessandro Carvalho
Bom temos parceria com a rádio Buriti, as bandas classificadas para participar das prévias terão seu conteudo (músicas) disponibilizado na rádio buriti. E a Cobertura do festival vai ser feito pela Novamidia, núcleo de comunicação Independente aqui de Uberlândia também integrado no Circuito Fora do Eixo.

Talles
A nossa intenção era que a Jambolada fosse o grande momento de articulação da cena estadual e para isto estamos desenvolvendo parcerias não só em Uberlândia, mas principalmete com BH tb. As prévias em BH contam com o apoio da obra e do Stereoteca que é um projeto bem bacana que rola lá.

Alessandro Carvalho
Vamos fazer o lançamento do Circuito Mineiro de Música Independente, articulação de casas e produtores e agentes da música independente em minas.

Talles
Além disso temos a intenção de trazer produtores de várias regiões de minas para lançarmos o Circuito Mineiro de Música Independente.

Imprensa EC
bom demais, galera... era isso aí. Querem acrescentar algo mais ?

Alessandro Carvalho
Gostaria de convidar a todos a vir pro Festival , teremos convenio com Hoteis que terão preços especias para participantes do festival.

Mais informações em www.jambolada.com.br e www.jambolada.blogspot.com

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home