Saturday, January 26, 2008

Grito Rock Londrina impulsiona o independente no Paraná


Marcelo Domingues, fazendo participação especial no show do Macaco Bong
(Calango 2006)
foto: Renato Reis




Marcelo Domingues é produtor integrado ao Circuito Fora do Eixo. Além de produções frequentes em Londrina (com seu empreendimento, a Braço Direito Produções, que atua também como selo e distribuidora), Marcelo é também produtor do Festival Demosul, o maior festival da Região Sul do país. Músico (contrabaixista) o produtor é um dos integrantes da banda Trilobit, sob alcunha, máscara e fantasia do General Urko, o símio extraterrestre. Nessa entrevista, Marcelo Domingues fala da integração entre cidades do Paraná, a parceria da Braço Direito com mais duas produtoras para a produção do Grito Rock Londrina 2008, entre outras coisas. Confira:

1) o que representa para Londrina participar de um evento integrado internacionalmente?

Acho que mais que Londrina, o grito representa o festival da circulação nacional de bandas. É um evento que ao mesmo tempo que integra cidades, coloca suas regiões em consonância fazendo com que as bandas e os produtores se conheçam, troquem tecnologias e informações.

2) uma das vantagens do grito integrado é a possibilidade maior que as bandas tem de circular, passando por vários "gritos", conforme a articulação. Como tá o clima aí com as bandas de Londrina? quais delas querem e tem condição de circular?

Nunca visualizei uma cena local tão disposta a ganhar espaço, público e destaque no cenário como agora. E o Grito veio bem a calhar, saímos do Demo Sul a pouco tempo e a maioria das bandas que tiveram destaque na edição de 2007 circularão nos "Gritos" agora.

Espíritos Zombeteiros tocará em Uberlândia e Goiânia, o Droogies vai pro interior de São Paulo não me lembro a cidade agora. Junkie Bozo e Stereotron tocarão em Maringá e Londrina. o Terra Celta foi convidado pra tocar no Recife...

nota do cubo: tem também o Revoult, de Santa Catarina, que se apresentou no Festival Demosul e vai tocar no Grito Rock Cuiabá, no sábado às 22:20.

3) Em Cuiabá, pela segunda vez no ano o Grito Rock acontece integrado ao carnaval multicultural da prefeitura. Houve alguma visualização por parte do poder público para com o grito em Londrina?

Infelizmente não.

4) Em Cuiabá, dois dos métodos de escolha das bandas foram baseados em cotas para coletivos culturais (como Volume, Instituto Mandala e Espaço Atômico), além de prévias classificatórias com bandas novas. Quais foram os critérios de seleção do Grito por aí?

Este ano estamos trabalhando em formato de coletivo para a realização do Grito. Além da Braço Direito Produções, que organizou o Grito em 2007, este ano foram convidadas mais duas produtoras da cidade, a "Bololoco Produções", que é a produtora responsável pela maioria dos shows Hc e Metal de Londrina, e Locomotiva do Rock que é um informativo impresso, formado por um grupo de "jornalistas rockers" da cidade. Daí definimos o formato e o processo de seleção.

O GRITO LONDRINA será realizado em dois dias e composto por 12 bandas, sendo 6 locais e 6 de fora. Cada produtora ficou responsável em selecionar 4 bandas (2 locais e 2 de fora). O processo de seleção se deu pela inscrição feita em nosso email, onde recebemos material (Mp3, release e foto) de mais de 50 bandas. Já as bandas locais não tiveram que passar por esse processo e cada produtora teve autonomia de escolher as 2 que quizessem.

5) E como tá rolando a integração aí com outros Gritos em outras cidades do Paraná?

Londrina e Maringá estão mais sintonizadas e articuladas nesse processo, até porque são cidades próximas, mas em 2009 pretendemos estender essa integração até Curitiba até porque sabemos que essa pratica de intercâmbio é saudável para a cena cultural de ambas as cidades.

6) Algo que queira acrescentar?

Desejamos sucessos a todos os Gritos do Brasil e da América do Sul, que essa integração se intensifique cada vez mais.

Mais informações sobre a Braço Direito Produções e Festival Demosul podem ser obtidas no site www.bracodireito.com.br.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home