Friday, January 25, 2008

O Grito que acorda Sorocaba(SP)

por Ney Hugo
Cubo Comunicação





"Sorocaba é umacidade carente de eventos rock n roll". Assim Douglas Alexandre, produtor do Grito Rock Sorocaba(SP), responde à primeira pergunta da entrevista. O fato é que a cidade vive uma nova tentativa de levante da cultura independente através do segmento música rock. A oportunidade de realização de um festival autônomo, porém integrado com dezenas de cidades brasileiras e mais cidades de países como Argentina, Uruguai e Bolívia vem bem a calhar nesse processo de levante. Na entrevista a seguir, Douglas fala sobre a impulsão que o Grito dá a Sorocaba, planos com o poder público para 2009 (em 2008, infelizmente, não rolou), critérios de seleção de bandas, acusações de "panelagem" (como sempre...) e muito mais. Confira abaixo:

1) oq representa para sorocaba participar de um evento integrado internacionalmente?

Sorocaba é uma cidade carente de eventos rock n roll. Nos temos muitas bandas boas, um verdadeiro berço musical, mas hoje em dia, a cena aqui está enfraquecida, as bandas estão dispersas, não há casas de show, nem bares, nem nada, o único lugar disponível, é onde vamos fazer o nosso grito. E vamos com o GRITO, consquistar tudo de novo, a possibilidade de mostrar os trabalhos das bandas p/ o brasilzão, e reconquistar o nosso publico que está se esvaindo. O Grito Promete levantar toda cena sorocaba, e nos fortalecer cada vez mais em nível nacional, queremos ser um grande centro, pras bandas de fora, um lugar onde queiram estar. E isso vamos conseguir abrindo as portas com o GRITO ROCK

2) uma das vantagens do grito integrado é a possibilidade maior que as bandas tem de circular, passando por vários "gritos", conforme a articulação. Como tá o clima aí com as bandas da sorocaba? quais delas querem e tem condição de circular?

Na verdade, “perdemos”, duas ótimas bandas para outros gritos, assim como temos bandas, que tocam em Sorocaba, e em outros gritos também, todas as bandas querem fazer este intercâmbio né? Mas ae, rola uma seleção natural, as bandas que oferecem qualidade para esse intercâmbio, já o estão fazendo. (Biggs, The Name, Vilania) e outras bandas tem um ótimo produto, mas ainda falta um “quezinho” a mais, na divulgação, organização. Falta tratar isso com profissionalismo.

3) Em Cuiabá, pela segunda vez o Grito Rock acontece integrado ao carnaval multicultural da prefeitura. Houve alguma visualização por parte do poder público para com o grito em Sorocaba?

Nós fechamos a utilização da marca muito em cima do fim do ano, eu acho que isso dificultou um pouco as coisas, mas a prefeitura demonstrou interesse em estar junto ao projeto para 2009, que promete ser um super evento, se tornando uma tradição na cidade.

4) Em Cuiabá, dois dos métodos de escolha das bandas se basearam em cotas para coletivos culturais (como Volume, Instituto Mandala e Espaço Atômico), além de prévias classificatórias com bandas novas. Quais foram os critérios de seleção do Grito por aí?

Nós tivemos um bom problema para resolver, foram mais de 100 bandas inscritas, os critérios avaliados foram:
Todo o material enviado (mp3, releases, Vídeos), Vídeos, a Atividade da banda no cenário sorocabano, que acabou pesando mais na escolha final, nós como produção, uma iniciante produção, também buscamos as garantias para que o evento seja um sucesso, com bastante público. Isso acabou gerando uma certa “revolta”, porque na verdade estão na programação as bandas que vem tocando regularmente, o que chamaram de “panela” e algumas de SP, que é aqui perto, e não nos aumentariam os gastos. Como primeiro evento, não tínhamos as condições ideais para oferecer.

5) Algo que queira acrescentar?

Sim, está sendo muito gratificante produzir o GRITO ROCK SOROCABA. Nós como marinheiros de primeira viagem, acertamos em cheio, com o envento, que nos dará muita credibilidade, o GRITO ROCK, está nos abrindo várias portas, fizemos muitos contatos e estamos totalmente felizes.. e nosso trabalho terá um continuidade, e o grito vai nos possibilitar isso..

VALEU GRITO ROCK..

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home